segunda-feira, julho 02, 2012

Pterígio

Eu sou oftalmologista. E não vou fazer propaganda, não! Mas ando impressionada com a divergência de informações e com as atrocidades que se diz por aí. Por isso vou tentar falar um pouquinho sobre o pterígio.
É uma "pele" que cresce do canto dos olhos para o centro. Enquanto esta pelezinha é pequena, restrita a conjuntiva (região branca dos olhos) ela causa pouco incomodo. Mas conforme cresce, ela vai causando irritação como sensação de areia nos olhos, vermelhidão, e ao atingir a córnea (parte colorida dos olhos) ela começa a atrapalhar a visão. Quando chega nesta fase, é necessário operar. Antes disso, só se incomodar muito ou se atrapalhar estéticamente.
A cirurgia é simples mas muito delicada, como toda cirurgia oftalmológica. Existem muitas técnicas. Mas uma técnica muito boa é a que se retira a pele e faz um enxerto ou autotransplante conjuntival, dando uns pontos na conjuntiva, que serve de "barreira", para que não ocorra recidiva. É uma cirurgia pouco mais trabalhosa para o cirurgião e o paciente "sofre" ficando uns dias com o olho tampado, mas vale a pena, porque em 21 anos de formada, não lembro de meia dúzia de recidivas com esta técnica.
A cirurgia é a única forma de remoção do pterígio. Os colírio são paliativos e evitem os que contenham corticóides, para uso contínuo, pois eles elevam a pressão ocular e aceleram o aparecimente de catarata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se reprima bee!!