terça-feira, janeiro 22, 2013

EUA X Brasil

Sou brasileira, com muito orgulho. Adoro meu pais. Não há povo mais bonito, mais sorridente, comida mais gostosa. As praias são lindas e gostosas para nadar, diferente de alguns países onde existem praias lindíssimas mas temos que andar de chinelos na "areia" . E o frio da água! Aqui o cliente " tem sempre razão" ou pelo menos os donos dos comércios, de modo geral, nos fazem sentir importantes. Como se a ajuda fosse mútua e não como se fosse um favor.
Mas, apesar das belezas naturais, do povo, e de tantas coisas lindas e gostosas do nosso pais, estamos tão longe de sermos um pais ideal. Um modelo.
Sabe quando você assiste alguns filmes de suspense e vê gente dirigindo a noite no meio do nada, numas estradinhas com umas casas espalhadas? Estou em uma cidade nos  Estados Unidos chamada New Britain, no estado de Connecticut. Ela é uma cidade boa, mas ao lado dela há inúmeras cidadezinhas, que a gente chega e já vê o fim, onde não há uma loja, e as casa parecem com esses filmes, mas por incrível que pareça a gente pode andar com segurança. E nessas cidades não há governo próprio. Elas respeitam as leis do estado e são governadas pela capital do mesmo.
A gente vê nos lugares mais inusitados, adolescentes com seus Iphones, andando tranqüilos nas ruas sem medo de serem assaltados. Nos primeiros dias que cheguei aqui, como anoitece muito cedo, por volta das 17:00 horas, acabava chegando no hotel já no escuro e sozinha. Antes de sair do carro, eu ficava olhando dos lados, para ver se via " alguém suspeito" , mas aos poucos fui me acostumando.
O americano não é tão sorridente, mas em qualquer lugar que você chegar, eles perguntam como você está e quando vamos embora, dizem tenham um bom dia. Isso é educação!
O americano não é tão elegante, mas estão muito mais adiantados do que nós que ficamos julgando as pessoas pelas aparências. Aqui eles vão a restaurantes bons de tênis e roupas confortáveis, muitos tem cabelos coloridos e roupas muitos extravagantes, e os bigodes! Mas ninguém fica olhando, rindo, apontando. Isso é educação!
Não tem radar nas estradas e ninguém ultrapassa a velocidade. Em alguns cruzamentos não tem sinal e cada um respeita quem chegou primeiro para passar.  Isso é educação!
Não precisamos ser iguais em tudo. Podemos ser nós mesmos. Mas segurança e educação desse pais a gente bem que poderia imitar.
Melhora aí, meu querido Brasil, que eu já estou voltando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se reprima bee!!